sábado, 9 de abril de 2011

Resumo do livro - Trabalho Literário

Alguem em quem confiar

Autor(a): Paula Mandelli
Editora: DCL - Difusão Cultural do Livro 

     O livro conta a história de uma menina chamada Martina, que se apaixona por um menino chamado Jaime, só que esse menino não sabe, e nem quer saber dela. Ele é o mais inteligente da classe, sempre responde tudo, e se acha. Sempre foi assim, porque foi criado pelos pais, que tinham uma blibioteca em casa, e o pai era escritor, então ele viveu no meio de livros. O menino nunca saia, era de casa pra escola e da escola pra casa, e isso dificultava ainda mais a tarefa de Martina de fazê-lo se apaixonar por ela.
     Janete, a melhor amiga de Martina disse que ia ajudar a amiga a conquistar Jaime e disse para ela se aproximar do garoto no intervalo, mas Martina não teve coragem.
     No mesmo dia, Janete dormiu na casa de Martina. De manhã, Janete arrumou a amiga, que ficou muito bonita. Na escola todos a elogiavam, menos Jaime.
     Janete então, com raiva disse que ia falar com ele no intervalo. Jaime estava no lugar de sempre, do jeito de sempre, lendo como sempre. Janete chegou e se sentou do lado dele, que logo começo a se exibir, mas Janete o interompeu e o perguntou se ele não notava que Martina estava gostando dele. Jaime disse que não. Janete ficou com raiva e perguntou o que a amiga viu nele, Jaime disse que Martina viu que ele era o máximo. Janete, não aguentando mais, saiu.
     Na sala disse a amiga que ela era uma boba e ingênua de gostar de um cara daqueles. Martina ficou magoada pelo o que a amiga disse, tanto que no outro dia se sentou longe de Janete.
     O tempo passava, até que um dia Jaime chegou a Janete e pediu que eles conversassem mais sobre Martina naquela tarde. Os dois foram até uma sorveteria. Jaime se exibiu, mas também conversaram bastante. Tanto, que nem viram que Martina os observava.
     Na escola, Janete chegou a Martina e disse que precisava contar uma coisa a amiga, mas Martina pensando no que tinha visto, e que pensava que a amiga tinha atraído, não quis conversar.
    No outro dia, Jaime perguntou a Martina, se eles podiam conversar a tarde, a menina disse que sim. A tarde se encontraram e Jaime se exibiu, mas também contou toda a história do que tinha acontecido para Martina, que no outro dia pediu desculpas a Janete.
     Martina disse a amiga, que não sabia como que ela pode se apaixonar por um cara tão chato, que só sabe se exibir. Jaime passou por elas de cabeça baixa. Na prova de conhecimentos gerais, Jaime que sempre respondia tudo, se exibindo para todos, nem abriu a boca, e as amigas riram muito, lembrando das conversas chatas que o garoto dizia.

Por: Fernanda B. Carvalho

Um comentário: