sábado, 30 de abril de 2011

Vinícius de Moraes

Vinicius de Moraes 

Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Crítico e poeta brasileiro, nascido em 1913 no Rio de Janeiro. Pelo Colégio Santo Inácio, formou-se em Letras, demonstrando, desde o início, sua grande vocação para a Literatura. Em 1933 bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Publicou nesse mesmo ano o seu primeiro livro : O Caminho para a Distância. Em seguida, vieram : Forma e Exegese, Ariana, a Mulher (1936), Novos Poemas (1938) e Cinco Elegias (1943). Sua grande fama despertou a atenção do público leitor e dos críticos em geral. Foi considerado um dos maiores poetas do nosso país. No ano de 1938 ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Oxford, podendo, assim, engrandecer seus conhecimentos literários da língua inglesa e travar palpitante e direto conhecimento da sociedade norte-americana, como crítico de cinema de diversos periódicos e revistas do país. Enalteceu gradativamente sua obra através do contato cotidiano com a vida social e seus problemas. Tornou-se gênio de composição da música popular brasileira em parceria com Tom Jobim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário